top of page

NOSSA HISTÓRIA E FILOSOFIA

atelier.webp

O Atelier Sebastião Pimenta desenvolve a Cerâmica Artesanal de Alta Temperatura, com produção de peças utilitárias e decorativas, com diferentes técnicas de elaboração, esmaltação e queima. Sua arte expressa a cerâmica contemporânea brasileira com especial atenção as tendências internacionais do design e das artes do fogo.
Um diferencial do trabalho são as peças em Macro-cristalização, técnica ainda pouco divulgada no Brasil. Também produz peças nas técnica de Raku e demais queimas tradicionais como Celadon e Tenmoku. A decoração sobre o vidrado é feita com aplicação de pinturas Sumi-ê, Etsuke, dentre outras.

BREVE HISTÓRICO

O Atelier Sebastião Pimenta foi inaugurado na cidade de Governador Valadares em junho de 2001 na Ilha dos Araújos onde permaneceu por dois anos, em 2003 mudou para sede própria no Bairro Santos Dumont I. O novo local foi construído já pensando na ampliação das atividades do Atelier que ate então eram apenas focadas na produção de poucas peças cerâmicas e aulas particulares de modelagem.

Sebastião Pimenta investiu na aquisição de equipamento, matéria prima e mobiliário para adequar o novo espaço aos projetos que vislumbrava. O Atelier conseguiu reconhecimento na cidade e região, através de ampla divulgação e apoio da imprensa local, durante os anos que se seguiram vários eventos culturais e artísticos foram desenvolvidos no espaço. Dentre eles destacamos diversas exposições e bazares, individuais e coletivos, eventos gastronômicos, cursos e workshops variados. Desde a sua inauguração o Atelier já participou de diversas exposições em Belo Horizonte, São Paulo, Porto Alegre e Curitiba.

No ano de 2008 o Atelier promoveu o “1º Intercambio Cultural de Arte Cerâmica Brasil-China” contando com a participação de onze ceramistas mineiros e ano seguinte 15 ceramistas de diversos estados participaram do “2º Intercambio Cultural de Arte Cerâmica Brasil-China”. Devido a estes dois intercâmbios e as iniciativas do ceramista Sebastião Pimenta em divulgar a arte cerâmica brasileira na China e vice-versa, seu atelier tornou uma referência para diversos ceramistas de todo o Brasil que buscam informações sobre a cerâmica oriental. Graças as atividades desenvolvidas no Atelier e de suas habilidades, Sebastião Pimenta foi convidado para assumir o cargo de Diretor de Estúdios do Sanbao Ceramic Art Institute Durante o ano de 2011. Em 2012 o Atelier promoveu o Intercambio Cultural Brasil-Austrália na China, contando com 16 participantes dos dois países.

O Atelier é referencia e pioneiro no Brasil na pesquisa e elaboração de esmaltes macro-cristalinos. Já tendo ofertado diversos cursos e palestras sobre o tema em ateliês parceiros e em seminários específicos, destacando-se o workshop ministrado em Curitiba no Museu Alfredo Andersen durante a Bienal de Cerâmica de 2009 onde ficou em primeiro lugar.

O currículo pessoal do Ceramista Sebastião Pimenta não pode ser separado do Atelier, as atividades se misturam e se unem para fortalecer a imagem um do outro. A partir do início do ano de 2013 as peças produzidas no Atelier deixaram de ter a assinatura do artista e passaram a ter a impressão da logomarca. Esta mudança tem como objetivo fortalecer a marca e valorizar o trabalho que é desenvolvido pela equipe de colaboradores do Atelier.

Em janeiro de 2015 o ceramista Sebastiao Pimenta assume o cargo de Diretor de Estúdio e Coordenador do Programa de Residência Artística do Happy Lucky Site, na cidade de Arita no Japão.

Em meados de 2020 Sebastião Pimenta reabre o Atelier totalmente remodelado contando com dois espaços para produção e aulas e show room.

Atualmente o Atelier é aberto ao público de terça à sexta, das 8h às 17h e sábado das 8h às 12h. Recebemos alunos para aulas recorrentes ou para participarem de Residência Artística.

 
IMG_8627.JPG

Sebastião Pimenta - O ARTISTA

Com 30 anos de experiência nos estudos das Artes do Fogo, Sebastião Pimenta é Designer pela Escola de Design da UEMG, Artista Plástico pela Universidade de Educação de Sendai – Japão, onde estudou a pintura e cerâmica japonêsa e Universidade de Arte e Cultura de Ulaan Baatar – Mongólia, onde estudou a pintura tradicional Mongol. Idealizador e divulgador do Intercâmbio Cultural Brasil – China de Arte Cerâmica. Mantem intercâmbios de pesquisa com o Sambao Ceramic Art Institute e Phoenix Ceramica Art Studio em Jingdezhen, China onde passa temporadas para pesquisas e aperfeiçoamento todos os anos.  Possui trabalhos premiados no Japão e China, com peças expostas no Museu de História e Arte de Sendai – Japão e participação em eventos de renome internacional como a International Contemporary Ceramic Exhibition, Contemporary Pottery Exhibition e Shanghai International Modern Pot Art Biennial Exhibition, todos na China. Apreciado em vários países, possui peças em galerias de arte na Inglaterra e Estados Unidos.

Selo de Qualidade


É certificado pelo Instituto Qualidade Sustentável - IQS que desenvolve atividades e projetos voltados à melhoria da qualidade, aperfeiçoamento tecnológico e à certificação de produtos e sistemas de gestão junto ao setor artesanal. Considera o Artesanato como um dos importantes e significantes alicerces da economia nacional, respeitando três princípios básicos: ser economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente adequado.

selo IQS.webp
Contato
bottom of page